terça-feira, 4 de outubro de 2011

Oficina de História Inaugura rede social da restauração.





Oficina de História Inaugura rede social da restauração.


     Milton Teixeira: História da Igreja na internet em tempo real.


Na tarde do dia 29 de setembro a equipe de Restauração da Igreja de Santa Luzia inaugurou a rede social que irá mostrar ao público todos os detalhes da restauração. O evento, que foi transmitido em tempo real pela internet, aconteceu na nave principal da igreja e teve início com uma missa em Ação de Graças. Em seguida o historiador Milton Teixeira encantou a todos os presentes com uma brilhante apresentação sobre a história da igreja e todas as transformações ocorridas desde 1592, data em que o governo ergueu na praia que ali existia uma simplória capelinha para os pescadores da região.

Os caminhos que levavam a Deus.
Os participantes da oficina conheceram  informações muito interessantes dos primórdios da instituição; como por exemplo, o fato de que o acesso à igreja era realizado através de uma porta lateral do hospital da Santa Casa, que conduzia os fiéis por uma trilha em direção ao templo.

Balanço da Restauração
Após a brilhante palestra do professor Milton Teixeira, foi a vez da arquiteta Juliana Furuguem, responsável pela execução da restauração, apresentar um resumo de tudo que já foi realizado, e uma previsão das próximas etapas.



 Arquiteta Juliana Furuguem explicando a Restauração


O papel da sociedade.
O diretor-presidente do Centro de Estudos e Pesquisas 28, Marcos Soares Pereira,  encerrou o evento explicando os propósitos da rede social e a importância da participação de Organizações sociais e da população em ações como a restauração da Igreja de Santa Luzia.

 Marcos Soares do CEP 28: A importância do controle social


O projeto
A restauração da Igreja de Santa Luzia está sendo realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas 28 (CEP28) com o patrocínio da empresa Vale S.A, o apoio da Irmandade da Virgem Mártir Santa Luzia do Rio de Janeiro e a fiscalização do IPHAN. O projeto faz parte do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) do Ministério da Cultura.



Coffee Break oferecido pelo CEP28 





Reportagem: Mauro Mallet
Fotos: Renato Mello e Sairo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário